Cor Litúrgica: Branco
Santa Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja | Memória | Quarta-feira
Naquele tempo, 57 enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58 Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59 Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60 Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61 Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62 Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus”. (Lc 9,57-62)
Todos os dias recebemos de Deus um chamado, servir o seu Reino, esse chamado vem de diversas formas e se concretiza por várias missões. Porém, o Evangelho de hoje nos mostra que caso nos apeguemos ao passado, corremos o risco de servir a Deus no presente.
E estar apegado ao passado não é negar à nossa história, inclusive na primeira Leitura Neemias vai reconstruir sinais da sua história, porém recordar não é estar preso ao passado. Quando nos prendemos ao que se passou, deixamos de viver o presente e, muitas vezes, perdemos a perspectiva de futuro.
Quando nos entregamos a Deus, precisamos estar livres, sendo Cristo o centro da nossa vida e seguir a Ele é colocar qualquer outra tarefa em segundo plano.
Hoje, celebramos a Memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, que além de Doutora da Igreja, foi declarada padroeira das missões, mesmo não tendo ultrapassado os muros do Carmelo, suas palavras e seu exemplo ecoam até nossos dias, ainda é ela padroeira das vocações.
Iniciando o Mês Missionário, que celebramos na Igreja durante todo esse mês de outubro, coloquemo-nos a disposição do Anúncio do Reino, entregando-nos por inteiro.
Alanny Veras
Psicóloga e Membro da Pastoral Litúrgica da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios.