Search

Ide, este é o convite do Senhor

Cor Litúrgica: Vermelho

São Lucas, Evangelista | Festa | Sábado


Naquele tempo, 1 o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3 Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7 Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8 Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9 curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’ “. (Lc 10,1-9).

Paz e bem, amados irmãos em Cristo!

Jesus envia dois a dois, para nos ensinar que a união em prol de uma causa é essencial; que contar com alguém é alento em meio as adversidades, coragem mesmo querendo fraquejar, é alegria no caminhar.

Os discípulos são instruídos a orar para que o Senhor envie missionários; é pela oração que vem o reforço. Por mais que desejemos juntar pessoas pela causa do Reino, com nossas forças apenas, é inútil. Tudo pode ser mudado pela força da oração, Jesus nos ensinou, e isto revela nossa dependência no seu poder, nossa humildade em reconhecer que Ele é onipotente.

Jesus afirmava que a colheita era grande se referindo aos corações, aos muitos corações que precisavam ser conquistados para o Senhor, que precisavam ouvir falar sobre o amor de Deus. Hoje, mais do que nunca temos necessidade de operários, evangelizadores que amem e deem a vida pelo Reino de Deus, pois somente aqueles que se deixam transbordar em amor serão capazes de levar a mensagem do Deus amor. A boa nova precisa alcançar os quatro cantos da terra, precisa ser propagada a verdade de que o Reino de Deus está próximo, está no meio de nós, começa em nós.

Ele envia os seus discípulos com a mensagem de paz, o compromisso é de paz. Como cordeiros entre lobos são enviados para significar que, mesmo em meio às adversidades, precisariam dar o testemunho de mansidão, de embaixadores da paz. O próprio Cristo nos ensinou que pelos frutos se conhece a arvore, portanto aquele que se diz discípulo de Jesus precisa estar comprometido com a paz, ser mensageiro desta.

O ide não foi apenas para aquele tempo, Jesus continua a chamar pessoas dispostas a lutar por uma causa, a construção da civilização do amor. Na liberdade de filho amado de Deus, deixe-se conduzir pelo Espirito Santo, para que através de você, muitos venham a conhecer e amar Jesus, princípio e razão de tudo.

Um abençoado sábado para você!


Ana Paula

Ministra da Palavra da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios – Afogados da Ingazeira.

Compartilhe:

Deixe um comentário