Cor Litúrgica: Branco
Santos Miguel, Gabriel e Rafael, Arcanjos | Festa | Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.(Jo 1,47-51)
Amados irmãos em Cristo Jesus!
A Igreja celebra hoje a festa dos Santos Arcanjos: São Gabriel, São Miguel e São Rafael. Jesus manifesta, assim, a presença dos arcanjos, bem como a relação que mantém com eles. Os santos anjos estão na glória celestial e a serviço do Senhor, louvando a todo momento o Filho do Homem.
Gabriel, Miguel e Rafael aparecem na Bíblia presentes nas vicissitudes terrenas e, assim, comunicam aos homens mensagens que mudam a vida das pessoas. São chamados de arcanjos porque são mensageiros da paz, enviados para as missões mais importantes.
Gabriel foi enviado a Maria para anunciar a ela a concepção virginal do Filho de Deus, o princípio da nossa redenção. Miguel luta contra os anjos rebeldes e os expulsa dos céus. Rafael acompanha Tobias, o defende, aconselha e cura seu pai.
Sendo assim, também nós temos a presença dos anjos junto de nós: o anjo da guarda.
No Evangelho de hoje, o evangelista João nos apresenta um Jesus conhecedor de tudo e de todos. Antes de ser chamado, Natanael conversava com Felipe, que lhe disse haver encontrado aquele de quem escreveram Moisés e os Profetas: “Jesus de Nazaré, o filho de José.”
Ao que Natanael lhe responde: “Por acaso pode sair algo de bom de Nazaré?”
Jesus se aproxima dos dois naquele momento, e Felipe diz a Natanael: “Vem e vê!” Assim que ele olha, encontra o seu olhar com o olhar de Jesus, que lhe diz: “Eis um verdadeiro israelita, no qual não há enganos.”
Assustado, ele pergunta a Jesus: “De onde me conheces?”
Jesus lhe diz: “Antes que Felipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira.”
Daí Natanael exclama: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel.”
Na nossa vida, como a Natanael, Jesus nos pergunta de várias maneiras para nos incentivar a caminhar nos seus caminhos; para vivermos fundamentados nos seus ensinamentos de Filho de Deus, demonstrando com a sua vida o verdadeiro lugar do amor na vida de todos os que O seguem.
Muitas são as vezes que nós somos displicentes e, deixando-nos levar pelo barulho do mundo — principalmente nos dias atuais — não percebemos o amor de Deus a nos abraçar e a falar dentro do nosso coração, completamente diferente daquilo que temos na nossa cabeça.
Sem forçar, sem exigir, Ele não nos abandona nesses tempos; deixa-nos livres para seguirmos a nossa cabeça ou o nosso coração.
Fátima Oliveira
Ministra da Palavra da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios – Afogados da Ingazeira