Cor Litúrgica: Verde
28ª Semana do Tempo Comum | Segunda-feira
Naquele tempo, 29 quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30 Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31 No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32 No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”. (Lc 11,29-32).
Meu irmão, minha irmã: louvado seja Deus!
A Palavra que hoje nos é dirigida apresenta Jesus como o grande sinal do Pai para toda a humanidade.
Ele é a revelação viva do amor misericordioso de Deus por nós. Está acima de Jonas, de Salomão e de todos os que O precederam, porque veio ao mundo com uma missão única: salvar o ser humano da destruição causada pelo pecado. Por isso, Ele é o verdadeiro sinal de Deus em nosso meio.
Jesus é a Palavra que se fez carne, veio habitar entre nós e nos ensinar o caminho da graça, aquele que nos foi prometido quando perdemos nossa comunhão com o Criador.
Entretanto, muitas vezes, somos incrédulos e frágeis na fé, e por isso deixamos escapar as bênçãos que o Senhor nos preparou.
Assim como a geração que conviveu com Jesus, também nós ainda não reconhecemos plenamente que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Continuamos pedindo sinais para acreditar, quando o maior de todos os sinais já está diante de nós: o próprio Cristo.
Fazemos parte de uma geração que, mesmo tendo Jesus como sinal do Pai, ainda busca outras provas para crer na misericórdia divina.
É necessário compreender que Jesus é o grande sinal de Deus entre nós, e que nossa geração é mais abençoada que a dos ninivitas e da rainha do Sul: eles se converteram apenas com a pregação de Jonas e de Salomão, enquanto nós temos a graça de conhecer e seguir o próprio Cristo, Mestre e Redentor.
Sua Palavra nos conforta, orienta e fortalece na certeza do perdão do Pai, que nos acolhe com amor e misericórdia, apesar das nossas fraquezas.
Jesus é o nosso Salvador, o Pão da Vida.
Fátima Oliveira
Ministra da Palavra da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios – Afogados da Ingazeira.