Search

O Evangelho é para todos

Cor Litúrgica: Vermelho

Santos André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros; Mateus Moreira e companheiros, mártires – Memória | Sexta-feira


Naquele tempo, disse Jesus: 13 “Ai de ti, Corazim! Aí de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14 Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15 Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16 Quem vos escuta, a mim escuta; e quem vos rejeita, a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”. (Lc 10,13-16).

Amados irmãos e irmãs que a paz do Senhor e o amor de Maria esteja com todos vocês.

Esse trecho faz parte do envio dos 72 discípulos em missão. Jesus os envia para preparar os caminhos por onde ele mesmo iria passar. Nesse trecho específico, Jesus profere uma série de advertência contra cidades que rejeitaram sua mensagem,apesar de terem testemunhado seus milagres.

Jesus lamenta sobre corazim, Betsaida e carfanaum, cidades da Galileia onde muitos milagres foram realizados, mas que não se converteram. Essas palavras ” aí de ti” expressam dor e julgamento. Não é uma maldição, mas um lamento profundo pela dureza de coração diante da graça recebida. Corazim e Betsaida lugares que viram o poder de Deus, mas permaneceram indiferentes. Carfanaum cidade onde Jesus fez muitos milagres e passou bastante tempo,mas que caiu na soberba espiritual.

Muitas vezes, também somos cercados de bênçãos, sinais e oportunidades de mudança. Porém, a rotina,o orgulho ou a indiferença nos tornam insensíveis à ação de Deus. A maior tragédia espiritual é ver e não se deixar transformar.

Jesus compara essas cidades judaicas com Tiro e Sidônia, cidades pagãs do passado conhecidas por sua idolatria. Ele afirma que se os milagres tivessem sido feitos lá, eles teriam se arrependido. Isso revela uma inversão chocante para os ouvintes judeus os “ímpios” estariam mais abertos à conversão do que o “povo escolhido”. Isso mostra que Deus não faz acepção de pessoas,e que a resposta ao chamado de Deus é mais importante do que o pertencimento religioso ou cultural.

O Evangelho é para todos, mas o quanto você está realmente respondendo a ele? Às vezes, quem está longe da igreja pode está mais aberto à conversão do que alguém que se acostumou com a fé sem vive-lá de verdade.

Carfanaum se achava especial. Talvez por ter sido escolhida como base do ministério de Jesus, pensava ter um lugar garantido. Jesus desfaz essa ilusão não basta ter proximidade externa, é preciso conversão interior. Muitos cristãos hoje vivem com a sensação de que “Já estão salvos” apenas por participarem de atividades religiosas. Mas Jesus ensina que a proximidade com ele exige mudança de vida,humildade,obediência e prática do amor.

Jesus reforça a autoridade dos seus enviados rejeitar os discípulos é rejeitar o próprio Cristo, e rejeitar Cristo é rejeitar o Pai. Isso mostra a seriedade da missão apostólica do Evangelho. Isso também se aplica a todos os que anunciam o Evangelho com fidelidade hoje: Padres, missionários, leigos, catequistas. Rejeitar a palavra de Deus proclamada por eles é desprezar o próprio Deus.

Deus oferece sua graça, mas espera uma resposta concreta. O julgamento não será apenas baseado no pecado, mas na resposta à luz recebida. Quem recebeu mais, será cobrado com mais rigor.

Tenham todos uma abençoada sexta-feira!


Mauricéia Araújo

Ministra da Eucaristia da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios / Afogados da Ingazeira.

Compartilhe:

Deixe um comentário