Search

Jesus nos ensinou a tirar primeiro as traves dos nossos olhos

Cor Litúrgica: Verde

28ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira


Naquele tempo, disse o Senhor: “Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”. Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca. (Lc 11,47-54)

Amados irmãos e irmãs,

No evangelho de hoje, Jesus se dirige aos mestres da lei, dizendo-lhes: “Ai de vós”. Eles fazem de sua intelectualidade e conhecimento da lei uma oportunidade para mostrarem seu autoritarismo. Os doutores da lei, além de não atingirem a salvação, não se tornaram modelos de salvação para outras pessoas. Por isso, eles queriam atingir Jesus, porque Ele era a verdade, o amor, e isso incomodava muito, fazendo com que eles armassem ciladas para pegar Jesus.

Por isso, devemos pedir a Deus para nos conceder a graça da humildade, para enxergarmos o próximo com clareza, sem maldade, egoísmo. Quando não paramos para ouvir o outro por vaidade, Jesus fica triste com nossa cegueira, nosso distanciamento dos seus ensinamentos. Muitas vezes agimos como eles, vemos as coisas e fingimos que não vemos, e construímos uma fé de aparência, onde só se enxergam os defeitos dos outros, sem enxergarmos as nossas falhas.

Jesus nos ensinou a tirar primeiro as traves dos nossos olhos, remover nossas próprias falhas e tentar ajudar o próximo. Porque o próprio Jesus diz: “Eu vim para servir, não para ser julgado, e não para julgar alguém”.

Tenhamos todos uma abençoada quinta-feira. Um abraço.


Marineide Alcântara

Ministra da Palavra da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em Afogados da Ingazeira.

Compartilhe:

Deixe um comentário