
O vice-presidente Geraldo Alckmin assumiu a Presidência interinamente nessa terça-feira (21) em razão da viagem oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao sudeste da Ásia.
Com isso, é a 37ª vez que vice, que é também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, fica à frente do Executivo.
Ao todo, até terça, Alckmin exerceu a presidência por 133 dias, de acordo com levantamento feito pelo jornal O Globo com base na agenda oficial de Lula.
Somados, os episódios em que Alckmin exerceu a Presidência da República somam quatro meses e meio. O atual vice de Lula, porém, assumiu o cargo por menos tempo que José Alencar, que foi vice dos primeiros dois mandatos do petista como presidente.
As temporadas na Presidência garantem mais exposição a Alckmin, que tenta se consolidar na posição de vice para a chapa à reeleição. Ele foi escalado por Lula como um dos negociadores com os Estados Unidos na tentativa de revogar o tarifaço, o que foi encarado como um sinal de prestígio.
Por outro lado, o cargo de vice é cobiçado por outros partidos, como o MDB. Recentemente, Alckmin recebeu um afago de um integrante de partido com a declaração do ministro das Cidades, Jader Filho, de que ele deveria seguir na chapa na campanha em 2026.
