Cor Litúrgica: Verde
30ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira
31 Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32 Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33 Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34 Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35 Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor'”. (Lc 13,31-35).
Amados irmãos e irmãs, no Evangelho de hoje percebemos que nem a ameaça de Herodes impede Jesus de cumprir sua missão.
A presença do Senhor incomoda a autoridade do rei, e ele quer matá-lo. Além disso, no trecho de hoje, Jesus lamenta sobre Jerusalém: “Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados!”. Esse processo se encerrará quando o povo o receber, dizendo: “Bendito aquele que vem em nome do Senhor!”.
Mesmo diante de todas as provações, Jesus não desistiu de cumprir sua missão.
Assim, também devemos seguir o exemplo de Jesus: não devemos desistir diante dos obstáculos do dia a dia, não devemos fraquejar na fé. Precisamos nos fortalecer e seguir no propósito designado a cada um de nós.
Que este Evangelho nos leve à reflexão e que, mesmo com os “Herodes” da vida, continuemos firmes na fé.
Tenhamos todos uma abençoada quinta-feira.
Marineide Alcântara
Ministra da Palavra da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em Afogados da Ingazeira.
