Search

A vida aqui na terra é o percurso que caminhamos até o Céu

Cor Litúrgica: Verde

30ª Semana do Tempo Comum | Quarta-feira


Naquele tempo, 22 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23 Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: 24 “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26 Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27 Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29 Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30 E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”. (Lc 13,22-30).

Jesus tinha uma meta, chegar a Jerusalém, porém isso não o impedia de aproveitar cada lugar que antecedia para evangelizar. Não podemos nos distrair no caminho, esquecendo o que precisamos alcançar, mas não devemos perder a oportunidade de falar do Reino a nossos irmãos que encontramos nesse percurso.

Nós também queremos chegar a Jerusalém, não a que foi alcançada por Jesus, mas a Jerusalém Celeste, alcançar a Vida Eterna. O Evangelho nos dá a chave para chegarmos até lá, sermos justos, esse é o segredo para sermos reconhecidos por Deus. A vida aqui na terra é o percurso que caminhamos até o Céu, então devemos observar quem caminha a nosso lado, aproveitando cada momento para evangelizar, sem nos perdermos nas distrações.

No entanto, devemos lembrar que por nossas próprias forças é muito fácil se perder nesse caminho, mas temos um companheiro que está sempre conosco e nos socorre em nossas fraquezas, como bem nos instrui São Paulo na sua Carta aos Romanos, proclamada na Primeira Leitura de hoje, o Espírito nos faz alcançar nossos propósitos da vida na graça. E reforça ainda que, quando estamos em comunhão com Deus, vivendo o seu Amor, tudo contribui para o nosso bem.

Peçamos ao Senhor um coração justo, atenção enquanto caminhamos nesse mundo, ajudando nossos irmãos, para alcançarmos nossa Jerusalém Celeste e vivermos em plena comunhão com Ele!


Alanny Veras

Psicóloga e Membro da Pastoral Litúrgica da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios.

Compartilhe:

Deixe um comentário